12 fevereiro 2012

Cerveja e chocolate



"Há quem pense que harmonizar chocolate com bebidas é missão impossível. Mas quem já provou garante que a mistura pode ser bem gostosa. Em sua loja no bairro dos Jardins, em São Paulo, a grife francesa de chocolates Valrhona oferece uma carta de degustação, que propõe a harmonização de seus chocolates com conhaques, vinhos de sobremesa, café e chá. Ainda há opções de uísque e espumante. “Foi difícil encontrar um sommelier que quisesse escolher os rótulos, mas a combinação dá muito certo”, diz Fabio Bonchistiano, dono da franquia brasileira da Valrhona.
Chocolate pode combinar até mesmo com cervejas. Como em outras harmonizações, o casamento pode ser feito por similaridade ou por contraste. Na degustação, comece com uma mordida no chocolate, seguida de um gole de cerveja. A experiência é finalizada com mais uma mordida no chocolate, explica a sommelier de cervejas Cilene Saorin. A seguir, a especialista indica algumas boas combinações entre cervejas e chocolates:"


BROWN ALE E CHOCOLATE BRANCO: a torrefação média e as notas de falso caramelo da bebida combinam com as notas de gordura do chocolate branco.

COFFEE PORTER E CHOCOLATE BRANCO: as notas de café fazem uma releitura aromática do clássico café com leite.

SCHWARZBIER E CHOCOLATE AO LEITE: é uma cerveja leve e refrescante com notas de café e cacau, que dialogam bem com musses, sorvetes e bolos gelados.

FRUIT LAMBIC E CHOCOLATE AO LEITE: a fermentação especial e a inclusão de frutas vermelhas maceradas durante o processo de maturação da cerveja fazem uma combinação interessante com bolos de chocolate. Juntos, eles passam a impressão aromática de uma sobremesa de chocolate com frutas vermelhas.

IMPERIAL STOUT E CHOCOLATE MEIO AMARGO: de teor alcoólico elevado, essa cerveja tem notas mais doces, que lembram chocolate e contrastam com o chocolate meio amargo, mais seco.

STRONG DARK ALE E CHOCOLATE COM NOZES E OUTRAS FRUTAS SECAS: a cerveja mais envelhecida ganha maior teor alcoólico e uma transformação aromática que combina com esse tipo de chocolate.

Agradecimentos a 
http://revistacasaejardim.globo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Chocalate Doc Chocolat. Com tecnologia do Blogger.