21 maio 2012

Chocolate preto reduz problemas cardiovasculares


Estudos revelam que o chocolate preto, ou amargo, pode reduzir o risco de doença cardíaca. Reduz os níveis de açúcar no sangue e mau colestrol e aumenta os níveis do colestrol bom.
O chocolate contém compostos chamados flavonoídes, os quais têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. 
Neste estudo, os investigadores de San Diego State University pediram a 31 pessoas para consumirem por dia 50 gramas de chocolate preto (70% de cacau) ou chocolate branco (0% de cacau). O chocolate preto foi usado porque tem níveis de flavonal mais elevados que o chocolate de leite.
A pressão arterial dos participantes, tal como o fluxo sanguíneo da pele, os níveis de glicose no sangue e a circulação dos lípidos (gordura), foram registados antes e depois de terem consumido o chocolate por 15 dias.
Os testes revelaram que aqueles que comeram chocolate apresentaram menores níveis de glicose no sangue e de níveis de "ruim" de baixa densidade da lipoproteína colesterol (LDL) e níveis mais elevados de colesterol "bom" de alta densidade (HDL) do que aqueles que comeram chocolate branco.
Apesar destas e outras descobertas em que o chocolate escuro pode reduzir o risco de doença cardiovascular,  os investigadores afirmam que o chocolate deve ser consumido com moderação por causa de sua gordura saturada e conteúdo calórico.
 

Nota: Estima-se que o típico americano consome mais de 10 quilos de chocolate por ano.

                    "Federation of American Societies for Experimental Biology, news release, April 24, 2012" 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Chocalate Doc Chocolat. Com tecnologia do Blogger.