10 janeiro 2012

Chocolate, cães e gatos...



Sabia que chocolate e cão ou gato é uma péssima combinação?

A teobromina, substância que se encontra no chocolate (em todos os chocolates!!!) e que o torna tão agradável para nós, é tóxico para muitos animais, incluíndo cães e gatos. Eles são incapazes de digerir este químico e, à medida que circula na corrente sanguínea, danifica o sistema nervoso central e circulatório.

Se é dono de um gato, não assuma que pode mimar o seu gato com um pedacinho da sua barra de chocolate. Lá porque ele é curioso (todos os gatos o são!) não quer dizer que lhe faça essa vontade. Pois mesmo pequenas doses de chocolate podem ser letais para o seu animal de estimação. 

Os sintomas de envenenamento por chocolate incluem: ansiedade, hiper-excitação, sede excessiva, vómitos, tremores musculares, convulsões, diarreia, náusea, arritmia cardíaca, coma.

Os sintomas geralmente aparecem dentro de poucas horas, mas pode levar até 36 horas a manifestarem-se. Quanto mais cedo o animal for tratado, maiores são as chances de sobreviver.

Se suspeita que o seu animal de estimação ingeriu chocolate, não espere pelos sintomas! Leve-o imediatamente ao veterinário!

Lembre-se que o melhor remédio é a prevenção. Mantenha o seu animal de estimação bem longe do chocolate! Que pena... vai ter que comer tudo sózinho! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Chocalate Doc Chocolat. Com tecnologia do Blogger.